domingo

One For The Radio (Especial): Bandas Britânicas

 Não foi fácil!  Devido ao grande número de bandas que gostamos do UK  foi muito complicado escolher apenas 5 para o OFTR dessa semana. Então decidimos fazer um ESPECIAL, ao invés de 5 será 10 bandas que nós amamos e admiramos. Então preparem-se para ouvir tudo o que a terra da Rainha têm a oferecer.

 É claro que não poderíamos ficar sem falar da MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS! E se você não concordar comigo... Por favor, busca ajuda psiquiátrica! The Beatles, formada em Liverpool em 1962, é o grupo musical mais bem sucedido e aclamado da história da música, formação eternizada com Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star. Ganharam popularidade logo no ano seguinte, entraram em uma grande turnê até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio até 1970, quando a banda acabou. Cada música seguiu uma carreira solo. Paul e Ringo continuam ativos (Paul virá ao Brasil no começo de maio!). Já Lennon foi baleado em 1980, e George morreu de câncer em 2001. Mas seu legado ficará eternizado para sempre com suas canções que até hoje nos fazem dançar, refletir, chorar... BEATLEMANIA NUNCA ACABARÁ!

 Jogue a primeira pedra quem nunca bateu palmas no ritmo de "We Will Rock You". Tendo início em Londres no ano de 1971, composta por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, o Queen foi uma das bandas mais populares nas décadas de 70 e 80. Ficaram marcados com suas magníficas produções em seus shows e nos videoclipes de suas músicas. Os críticos da época consideravam sua música "comercial", mas isso não impediu a banda de conseguir uma legião imensa de fãs. O fator que mais impressionava e chamava atenção era a personalidade de Freddie, que com seu carisma e dinamismo proporcionavam um belíssimo show a todos. Mas em 1991 o vocalista morreu devido à uma doença relacionada, decorrente da AIDS, com apenas 45 anos. Em 1997 John saiu do ramo da música. Em 2005, Brian e Roger junto com o vocalista Paul Rodgers iniciaram uma colaboração com o nome de "Queen+Paul Rodgers", mas que acabou em 2009. Mesmo com tudo isso, impossível não valorizar todo o material maravilhoso que essa banda nos deixou.

 Em 1996 em Londres, Chris Martin e o guitarrista Jon Buckland fundaram uma banda na University College London. Anos depois, em 1998, junto com Will Champion e Guy Berryman eles completaram o grupo, hoje conhecido como os maravilhoso da Coldplay. Só foram conseguir fama mundial em 2000 com o single "Yellow" (minha música preferida da banda) e seu primeiro álbum, "Parachutes". E depois disso a banda não parou mais, lançando mais quatro álbuns que fazem sucesso até hoje. Tenho certeza que todos vocês conhecem seus hinos como "Vila La Vida", "Clocks", "The Scientist", "Speed Of Sound",  "Fix You" e que mais se ouve hoje "Paradise", que Chris (casado com ninguém menos que Gwyneth Paltrow) escreveu para sua filha Apple. Com sete Grammys na bagagem, não dá pra negar o talento dessa maravilhosa banda, que hoje tem músicas garantidas na trilha sonora da minha vida e de muitos ao redor do mundo.

 Começando em 1991 em Manchester, mas só em 1994 a banda Oasis conquistou o cenário musical como "marca" do tradicional rock britânico. O grupo ficou conhecido como um dos mais aclamados dos anos 90, não só pelo talento musical, mas também pelas constantes brigas com a media e entre os irmãos Liam e Noel Gallagher. Uma das bandas britânicas mais influentes e bem sucedidas da história. Mas para nossa tristeza as brigas e as grandes diferenças entre os irmãos Gallagher acabaram sendo piores do que imaginávamos, fazendo com que em 2009, Noel anunciasse sua saída da banda. Mesmo com grandes especulações de que eles ainda continuariam a tocar juntos no fim do mesmo ano Liam anunciou um novo projeto e cada um seguiu em rumos diferentes, dando assim o fim da banda. Em 2010, Liam anunciou sua nova banda com os ex-integrantes da Oasis, chamada de "Beady Eye", que se segue até hoje. E em 2011, Noel anunciou seu projeto solo, "Noel Gallagher's High Flying Birds". Ainda surgem muitas especulações de que eles voltem a se reunir... Algo que eu rezo pra que aconteça!

 The Smiths foi uma banda formada no ano de 1982, em Manchester. Tinha como principal característica as composições em parceria do vocalista Morrissey e o guitarrista Johnny Marr, e a banda incluía também Andy Rourke no baixo e Mike Joyce na bateria. Foi considerada pelo críticos a banda mais importante de rock alternativo dos anos 80. Durantes os anos ativos lançaram quatro álbuns e várias coletâneas. Mesmo não tendo acalçando um sucesso muito grandioso fora do Reino Unido, todos os seus singles chegaram ao TOP 10 da Inglaterra. Só que em 1987 a banda chegou ao fim, negando várias propostas de um reencontro. Todos os integrantes seguiram um caminhos diferentes. Morrissey seguiu em carreira solo. Johnny participou de bandas como "New Order" e no supergrupo "Eletronic", e até participou como convidado no álbum "Heathen Chemistry" do Oasis. Andy e Mike continuaram trabalhando juntos, até tocando em algumas seções com Morrissey. Rourke atualmente está formando um grupo, "Freebass", e tem um programa de rádio em Nova Iorque.

Essa banda começou no de 1994, vinda de Teighnmounth, uma cidadezinha no interior da Inglaterra para conquistar o mundo. Sim, estamos falando de Muse! Formada por Matthew Bellamy, Christopher Wolstenholme e Dominic Howard, já conquistaram a admiração de fãs no mundo todo. Seu estilo musical é uma mistura de rock alternativo, música clássica e eletrônica... Achou muito estranho? É porque vocês que ainda não ouviram. Eles conseguem unir esse três estilos na forma mais perfeita possível. Não é atoa que foram a primeira banda a lotar o estádio de Wembley em Londres, em 2007. A discografia da banda consiste em 6 álbuns, lançados desde 1999 até 2012. E se você ainda desconfia do talento desse trio, já até ganharam um GRAMMY de melhor álbum com "The Resistense", último lançado pela banda. Uma curiosidade, eles são a banda preferida da autora da Saga Crepúsculo, Stephenie Meyer, onde muitas músicas serviram de inspiração para os livros, e nas trilhas sonoras dos filmes sempre esteve presente, com "Supermassive Black Hole" e "Neutron Star Collision (Love Is Forever)". Vale muito a pena conferir o talento dessa banda.

 Formado nos subúrbios da cidade de Sheffield em 2002, com vocês... Arctic Monkeys. É geralmente um banda considerada de gênero indie rock. Conseguiram alcançar o sucesso através de fitas demo e compartilhamento de arquivos com suas músicas! Seu álbum de estréia em 2006, "Whatever People Say Iam, That's What I'm Not", ultrapassou o "Definitely Maybe" do Oasis como o disco de estréia vendido mais rápido na história da música britânica, e ainda continua. Já foram nomeados ao Grammy de "Melhor Álbum de Música Alternativa", mas não levaram pra casa. Lançaram mais três álbuns até 2011. A banda tocou na abertura das últimas Olimpíadas em 2012, e no repertório desse dia tocaram um cover de "Come Together" dos The Beatles que disparou nas paradas britânicas. Tendo como influência Oasis, The Strokes e Queens of the Stone Age, era impossível a banda não ter prestígio, não é mesmo? Suas músicas são de se apaixonar.

The Kooks, uma banda de indie rock formada no ano de 2004 em Brighton, quando os integrantes ainda estudavam. A formação da banda variou muito, e só no fim de 2008 se fixou com Luke Pritchard (vocal e guitarra), Hugh Harris (guitarra), Paul Garred (bateria) e Peter Denton (baixo e vocal de apoio). A banda já lançou três álbuns, "Inside in/Inside out", "Konk" e o último em 2011 "Junk of the Heart". Tiveram como inspiração só os grandes, como The Beatles, The Rollings Stones e Bob Dylan, que a partir deles criam o seu próprio som fazendo pessoas no mundo todo dançarem com seu indie rock.



 Tendo início em Oxford no ano de 1985, a banda de rock alternatico Radiohead até hoje vem deixando seu legado com Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Colin Greenwood e Phil Selway. Lançando o seu primeiro single "Creep" em 1992, só no ano seguinte com o seu relançamento que fez da canção um hit internacional, junto com o lançamento de seu primeiro álbum, "Pablo Honey". E o seu sucesso só aumentou com seu segundo álbum "The Bends", em 1995. Eram muito louvados pelos críticos pela textura atmosférica das guitarras e nos falsetes de Thom. Com o lançamento de "OK Computer" foi o que a faísca que fez a banda explodir mundialmente, e esse trabalho deles é aclamado até hoje pelas suas críticas a alienação moderna, se tornando um marco nos anos 90. Em 2000 e 2001 lançaram mais dois álbuns, "Kid A" e "Amensiac", que foi o pico de sua fama mundial e também marcou a mudança do som da banda, que aderiu alguns elementos da música eletrônica e do jazz. Depois, em 2003 com uma mescla de todos os seus estilos lançaram "Hail to the Thief", e logo depois a banda entrou em hiato saindo de sua gravadora, EMI. Voltaram em 2007 com o álbum "In Rainbows", por meio de download digital e estão até hoje no ramo.  


 Por último, mas um dos mais importantes pra mim... McFLY! Quem faz parte dos Galaxy Defenders vai poder e me ajudar a explicar o quanto essa banda é maravilhosa. Danny Jones, Tom Fletcher, Dougie Poynter e Harry Judd alcançaram sucesso em 2004 com seu álbum de estréia "Room on the 3th Floor", que estreou em primeiro lugar em todo o Reino Unido e recebeu disco de platina duplo, logo em seguida se tornaram a banda mais jovem a ter seu álbum de estréia em primeiro lugar, título que anteriormente era dos The Beatles. Depois desse começo maravilhoso a banda lançou mais 7 álbuns, que inclui duas coletâneas de seus maiores singles. Causaram muitas polêmicas em seus shows antigamente, onde tiravam a roupa e ficavam COMPLETAMENTE PELADOS. Mas com o tempo e adquirindo experiência eles resolveram deixar as polêmicas de lado e se focarem mais na música. Até participaram da comédia "Just My Luck (Sorte no Amor)" em 2006, estrelada por Lindsay Lohan e Chris Pine, e durantes as gravações Harry e LiLo tiveram um caso. Além desse filme, em 2010 fizeram um curta metragem com as músicas da banda chamado "Nowhere Left To Run", com muito sangue e vampiros. Último álbum que lançaram no ano passado foi uma coletânea com algumas músicas inéditas, como o single mais recente "Love Is Easy". Agora a banda saiu em turnê novamente "Memory Lane Tour" e pelo que parece, logo mais vai passar pelo Brasil. Só nos resta ser pacientes e esperar para as datas da turnê aqui e o novo trabalho do grupo, que promete ser de arrepiar.

 Ufa! O OFTR dessa semana foi bem trabalhoso, mas sobrevivi. Ouve um atraso por conta de ser um especial, algo que teve que ter um pouco mais de atenção e trabalho para que nada faltasse para vocês. Espero que tenham gostado.

0 comentários:

Postar um comentário